Foi a paixão pela fotografia que uniu os caminhos de Marcelo Krause e Fernando Clark na empreitada de desvendar o estado de Pernambuco sob e sobre as águas, registrando as mais belas paisagens, do Litoral ao Sertão, seja do chão ou de dentro do mar. O resultado desse trabalho está compilado em “Pernambuco Terra e Água”.

Marcelo Krause visitou Pernambuco ao longo dois anos em diversas ocasiões, fazendo cliques do Carnaval, da Missa do Vaqueiro e da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, além dos pontos históricos do Recife e de Olinda, na Zona da Mata, Sertão, enfim, de ponta a ponta, até chegar ao Rio São Francisco e bater na cidade de Petrolina. Já Fernando Clark traz a interação com os mergulhadores e o ambiente marinho em suas fotos. Ele retratou inúmeras criaturas marinhas e os naufrágios históricos do estado, visitando desde corvetas da segunda guerra a navios a vapor. Clarck consegui registrar em Pernambuco o maior peixe dos oceanos: o tubarão-baleia, que é raramente visto por aqui.

Os textos e a introdução são da jornalista paulistana Daniela Maximo que, assim como Clark, é apaixonada pelas águas marinhas. Começou a mergulhar em 1997, formando-se instrutora pela Scuba Schools International (SSI), em 2008. Há cinco anos é diretora da maior revista especializada no esporte da América Latina, a Mergulho. Para dar um pernambuquês à obra quem faz uma participação especial no livro, que é bilíngue, é o artista J. Borges, com três xilogravuras feitas especialmente para o projeto.