No mês de aniversário, Camerata faz turnê em festivais de música

Resultado da pesquisa (37):

02 de julho de 2014

18849_s

No mês de aniversário, Camerata faz turnê em festivais de música

Noticias

Para o mês em que a Camerata Antiqua de Curitiba celebra 45 anos de criação foram programadas apresentações de destaque em festivais pelo país. Neste domingo (21/7), o grupo faz o concerto de encerramento de Festival de Música de Cascavel com regência de Mara Campos, no Teatro Municipal Sefrin Filho.

Na próxima semana participa, pelo quarto ano consecutivo, do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, o maior festival de música erudita da América Latina. Sob as batutas de Luís Otávio Santos, a Camerata se apresenta no dia 27/7, na serra paulista, em Campos do Jordão e na sede da Orquestra do Estado de São Paulo, na Sala São Paulo, no dia 28/7.

Com a viagem, a Camerata busca aperfeiçoar e dinamizar a vida artística. “As apresentações em festivais com focos tão diferenciados mostram a pluralidade da Camerata”, diz Marino Galvão Jr., diretor executivo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC).

O grupo, que desde 2016 se firmou como convidado a apresentações seguidas na conceituada Sala São Paulo, comemora seu aniversário de 45 anos junto com o espaço que marca seus 20 anos de existência.

O desafio e responsabilidade de se apresentar nesses espaços foi destacado por Janete Andrade, coordenadora de música do ICAC. Para ela, essa turnê é um reconhecimento artístico para o grupo. “Tocar em um Festival como o de Campos do Jordão e na Sala São Paulo, que é a meca da música erudita no país tem um grande peso”, frisa Janete.

Festival de Música de Cascavel
A apresentação no oeste paranaense reafirma os valores e resgata as principais obras e compositores apresentados na história da Camerata. Será executado de Luís Álvares Pinto (1719-1789), Te Deum Laudamus e de Franz Schubert (1797-1828) Missa nº 2 em Sol Maior, ID 167. Solos da soprano Ana Paula Machado (PR), do tenor Sidney Gomes (GO/PR) e do baixo Cláudio de Biaggi (PR) completam o programa.

O Festival de Música de Cascavel é referência nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, e há 30 anos mantém suas características mais marcantes que são a valorização do artista local e a difusão da cultura para toda a população.

Campos do Jordão
No Festival Internacional de Inverno de Campos de Jordãoa Cameratá apresentará Dixit Dominus, de Georg Friedrich Händel (1685-1759), regida pelo maestro especialista em música barroca Luís Otávio Santos.

Dixit Dominus foi composta em homenagem à Virgem de Monte Carmelo em 1707. A peça, escrita por Händel durante uma temporada em Roma, utiliza-se do texto em latim do Salmo 110.

O repertório escolhido para as comemorações reflete o significado da data. Será executada uma obra emblemática, realizada sempre em momentos de grande relevância na história da Camerata, desde a sua fundação pelo maestro Roberto de Regina e pela cravista Ingrid Müller Seraphim.

Excursão
Um tour especial levará amantes da música barroca para assistir o concerto da Camerata Antiqua de Curitiba, na Sala São Paulo, na capital paulista. A viagem parte de Curitiba no sábado (27/7) às 6h e retorna no domingo (28/7) às 13h30. Passeios pela capital paulista também foram programados. A contratação do pacote é feita pelo link: https://www.sympla.com.br/camerata-antiqua-de-curitiba-na-sala-sao-paulo__584679

Serviço:
Apresentações em Festivais da Camerata Antiqua de Curitiba

Concerto de encerramento do 30º Festival de Música de Cascavel
Regência Mara Campos (SP)
Data: Domingo, 21/7
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal Sefrin Filho (R. Rio de Janeiro, 905 – Centro, Cascavel – PR)
Entrada gratuita

Festival Internacional de Campos de Jordão
Regente Luís Otávio Santos (MG/SP)
Datas: Sexta-feira, 26/7, às 20h30
Local: Auditório Cláudio Santoro (Av. Dr. Luis Arrobas Martins, Campos do Jordão – SP)
Entrada gratuita

Sala São Paulo
Data: Sábado, 27 de julho, às 16h30
Local: Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16 – Campos Elíseos, São Paulo – SP)
Entrada gratuita


Envie seu comentário